Semáforo com LEDs(siga esse modelo)

21 de maio de 2015
Nenhum Comentário

Semaforos_LED

Um novo semáforo para o trânsito, que tem diodos emissores de luz de alto brilho (LEDs) em vez de lâmpadas incandescentes, foi criado por pesquisadores do Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica de São Carlos (Cepof) da Universidade de São Paulo (USP). O dispositivo pode trazer mais segurança no trânsito, uma vez que funciona acoplado a um jogo de baterias que lhe dá autonomia de uma hora e meia em caso de ‘apagão’, ou seja, ele opera mesmo se faltar luz na região. Além disso, tem design inovador, é mais leve e compacto e consome 15% de energia a menos que as sinaleiras tradicionais.O novo semáforo foi batizado de “blackout”. De acordo com reportagem publicada na Revista da Fapesp nesta terça-feira, ele utiliza quatro emissores LEDs de alto brilho em cada refletor (vermelho, amarelo e verde), e uma lente plástica com desenho óptico especial distribui a luz. O equipamento é de fácil instalação, tem formato plano e espessura menor que 2 cm.
“É uma tecnologia mais barata do que a convencional, econômica em termos de consumo energético e de baixo custo de manutenção”, diz o professor do Instituto de Física da USP, em São Carlos, Vanderlei Salvador Bagnato, coordenador do Cepof, citado na reportagem.
A patente do equipamento completo já foi registrada. De acordo com Bagnato, não se sabe de outro grupo, no Brasil ou em outros países, que esteja fabricando um semáforo como este. O novo semáforo está em fase final de acabamento, e já foram feitos contatos com empresas do ramo de sinalização de trânsito para a utilização da tecnologia.

admin

Your Turn To Talk

Your email address will not be published.